5 de nov. de 2011

PROFESSORES DO ESTADO RECEBEM NOVA PROPOSTA DO GOVERNO CID GOMES

Em mais uma reunião realizada ontem (04) com a diretoria do Sindicato Apeoc e demais representantes dos professores estaduais, o Governo do Estado apresentou sua proposta de aumento salarial para a categoria: 15% para todos os professores da rede estadual, sem exceção, sejam efetivos, temporários, aposentados ou pensionistas. Este aumento seria implantado em duas parcelas: a primeira, de 7,5%, retroativa a 1° de novembro, já seria recebida neste mês; e a segunda, de outros 7%, valeria a partir de 1° de janeiro. Além destes 15%, os professores com título de Mestrado receberão uma gratificação adicional de mais 10%, totalizando um ganho salarial de 25%. E os professores com Doutorado terão um aumento extra de mais 30%, recebendo no total 45% de ganho em seus vencimentos. O Governo propõe também uma fórmula inédita para garantir uma fonte estável e segura para os aumentos salariais a serem negociados com os professores em 2012, 2013 e 2014: o aumento progressivo da parcela dos recursos do FUNDEB (Fundo da Educação Básica) destinada exclusivamente ao pagamento de salários.
Em 2011, 71% dos recursos do Fundeb no Ceará estão sendo destinados aos salários. O Governo propõe aos professores aumentar esta parcela para 75% em 2012, e para 80% em 2013 e 2014, garantindo assim o aumento do volume de recursos disponível exclusivamente ao pagamento de salários do Magistério. O Ceará, com esta fórmula, torna-se o primeiro Estado do Brasil a vincular receitas a salários.
O Governo propõe, ainda, iniciar já em 2012 a implantação progressiva do regime que reserva 1/3 da carga horária do professor a tarefas de planejamento, que seria concluída até 2014. (Governo do Estado)

Nenhum comentário: