12 de jul. de 2010

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEBATE REATIVAÇÃO DE ESCOLAS AGRÍCOLAS

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto realizará nesta terça-feira (13/07), às 14h30min, no Complexo das Comissões Técnicas, audiência pública para discutir a possibilidade de reativação das escolas agrícolas do Estado do Ceará, que são especializadas no ensino prático de agricultura e conhecimentos relacionados. A solicitação é do deputado Artur Bruno (PT), presidente da Comissão.

Segundo o petista, as escolas agrícolas existiam no Ceará, mas foram fechadas durante a gestão do ex-governador Lúcio Alcântara. Uma delas, a do município de Granja, por exemplo, já está sendo reativada pela gestão de Cid Gomes, mas Bruno defende que as demais também sejam reativadas, para a formação de técnicos agrícolas. Na avaliação do parlamentar, o papel dessas escolas no Interior é fundamental, tendo em vista que os agricultores, especialmente os da agricultura familiar, necessitam de informações e orientações sobre as técnicas agrícolas.

Entre os órgãos convidados estão a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Participarão ainda representantes do Conselho de Educação do Estado do Ceará (CEC), Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Ceará (Sintace), Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar do Ceará (Fetraece), Sindicato dos Professores e Servidores do Estado do Ceará (Apeoc), Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), prefeituras de Pacatuba, Guaiúba, Mombaça, Lavras de Mangabeira e Granja, onde as escolas funcionavam.
Fonte: AL

Nenhum comentário: