8 de mar. de 2010

CRATO: COMEÇA PROCESSO DE ELEIÇÃO DO JUDAS

Na cidade do Crato, Região do Cariri, já começaram as manifestações para a eleição do Judas, festa tradicional que ocorre durante a Semana Santa. A 10ª Festa Popular da Malhação dos Judas 2010 envolve a população que, no último dia 4, elegeu pelo Colégio Eleitoral, no escritório Central do Judas – Bar do Evandro, os nomes de cinco candidatos ao Judas da brincadeira popular.
Entre os candidatos estão Cabelo do Cão, acusado de crimes temido na região do Cariri; José Roberto Arruda, governador detido em Brasília; Madame Doença, Violentino e Big Brother.
No município cratense, a festa existe desde o início do processo de colonização da Região do Cariri. Tradicionalmente se aproveita a ocasião para retratar personalidades políticas ou pessoas que tenham cometido gestos condenados pela sociedade.

Votação
A votação irá acontecer em escolas, faculdades, bodegas, bares, restaurantes e mercantis e a apuração ocorre no próximo dia 14, no “Escritório Central do Judas”, na Rua Ratisbona, 373.

Sábado de Aleluia
O Judas será malhado no chamado Sábado de Aleluia, dia 3 de abril, no Largo do Centro Cultural do Araripe. Na oportunidade, haverá a presença de personagens irreverentes, oficina de máscaras e brincadeiras, como o Sítio do Judas.

"Lairrai eu": Pelo jeito o processo é "político" em seu mais popular sentido, pois onde é que essa lista não dava pra ser "mior"... Mas se a moda (cultura) pega, haja trâmite sobre processo de eleições em nosso país.

Fonte: JO
Por Tatá

Nenhum comentário: