13 de set. de 2011

ENEM: O QUE ESTUDAR NA RETA FINAL DA PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS

O calendário aponta para a reta final dos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Faltam apenas 42 dias para o início das avaliações. Ainda dá tempo compensar o tempo perdido ou usar esses últimos dias para se diferenciar dos demais. A dica é focar nos assuntos que são mais prováveis de aparecerem nas provas. O POVO conversou com professores do pré-vestibular para saber quais temas devem receber prioridade. Segundo o supervisor pedagógico da Organização Educacional Farias Brito, Marcelo Pena, este é o momento para os alunos começarem a focar nas revisões. “Os alunos devem manter a tranquilidade e não perder o ritmo dos estudos”, orienta. As provas do Enem serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. O teste é composto pelas provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos e suas tecnologias, além da Redação. O professor de história do colégio Master, Daniel Frances, atenta que os assuntos de atualidade serão abordados até o fim do primeiro semestre. “As provas já foram finalizadas. O que acontecer daqui para frente não tem chance de ser abordado”, justifica. Ele destaca os atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos; a renúncia de Jânio Quadros; além das discussões sobre patrimônio histórico e questões raciais como pontos importantes. Atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, energia nuclear, mobilidade urbana e Censo são algumas apostas dos educadores para a avaliação deste ano. Só no Ceará, há mais de 300 mil estudantes se preparando. O Estado é o sexto no País e o segundo na região Nordeste em número de inscrições. No Brasil, passa de cinco milhões de inscritos. O professor de geografia do colégio 7 de setembro, Franze Oliveira, acrescenta temas como a catástrofe no Rio de Janeiro, o terremoto no Japão, as discussões sobre energia nuclear, mobilidade urbana, legado que a Copa do Mundo vai deixar ao Brasil, trabalho escravo e infantil, crise econômica nos Estados Unidos e Censo 2010. “Esses assuntos impactaram a sociedade e devem ser analisados”, acredita o professor. Para a prova de cálculo, o professor de matemática, Carlos Deavyson, sugere mais atenção ao uso da estatística, porcentagem, leitura de gráficos e desvio padrão.

Fascículo

Para ajudar os alunos que estão se preparando para o Enem 2011, o supervisor Marcelo Pena ressalta a publicação semanal dos fascículos do Enem, encartados no O POVO, em parceria com a Organização Educacional Farias Brito.

O reforço do conteúdo para o exame também é feito por videoaulas e rádioaulas na TV O POVO e na Rádio O POVO/CBN e conteúdo extra na Internet. “Os temas obedecem às competências e às habilidades cobradas pelo Enem”. Entre os assuntos abordados, estão a crise no Oriente Médio, Censo 2010, radioatividade, linguagem digital e porcentagem.

SERVIÇO
Para saber mais
sobre o Enem 2011, acesse o site

www.fdr.com.br/enem2011  

SAIBA MAIS

Veja alguns dos assuntos abordados nos fascículos do Enem, encartados no O POVO

Ciências HUmanas: Democracia e cidadania, movimentos sociais, crise no Oriente Médio; censo 2010, agentes modeladores e formadores do relevo e fontes de energia; globalização, estratificação, política, ética e cidadania.

Ciências da Natureza: Energia, mecânica, radioatividade, petróleo, poluição, biotecnologia

Linguagens: Interpretação textual, funções da linguagem, textos literários e não literários e as múltiplas linguagens.

Matemática: Razões e proporções, porcentagem, proporcionalidade na geometria, regra de três, função quadrática, funções exponenciais e logarítmicas, análise combinatória, probabilidade e estatística, as sequências, porcentagem e juros. (O Povo Online)

Nenhum comentário: