"REPROVAÇÃO NAS ESCOLAS NÃO É O MELHOR CAMINHO PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO ALUNO"
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Foto: TN |
Reprovação nas escolas não é o melhor caminho para aumentar a
produtividade do aluno. Essa é a conclusão de um estudo divulgado nesta
quarta-feira pela OCDE, organização que reúne as nações mais
desenvolvidas do mundo. De acordo com o levantamento, os países que
adotam o sistema de reprovação registram baixo desempenho no Pisa,
avaliação internacional capitaneada pela OCDE. Além disso, repetir um
aluno custa caro, para o governo e para a sociedade. Segundo o estudo, na China e Japão, primeiro e oitavo colocados no
Pisa, respectivamente, o índice de reprovação é próximo do zero. Por
outro lado, em nações como Argentina (58º), Colômbia (52º) e Uruguai
(47º), o índice de reprovação está acima dos 30%. No Brasil, a taxa é de
40%, e o país ocupa a 5ª posição entre 65 nações que participam do Pisa. Além de afetar o desempenho dos estudantes, o sistema de repetência
demanda grandes custos para o governo, que precisa pagar os estudos das
crianças e jovens reprovados por mais um ano, e para a sociedade, uma
vez que os estudantes demoram mais para entrar no mercado de trabalho.
Em países como Islândia, o custo monetário é pequeno, cerca de 500
dólares anuais. Mas na Bélgica e Espanha, que registram taxas de
reprovação maiores, o custo pode ultrapassar os 11.000 dólares anuais
por aluno. Leia toda a matéria no site da Revista Veja AQUI.
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