4 de mai de 2011

CAPES ABRE INSCRIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL PRESENCIAL DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Os professores em exercício na rede pública de educação básica já podem realizar, no período de 02/05/2011 a 22/05/2011, suas inscrições em cursos de licenciatura presenciais ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR-PRESENCIAL. O PARFOR PRESENCIAL é uma ação financiada pela Capes para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída pelo Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009. O objetivo principal do PARFOR PRESENCIAL é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica tenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional – LDBEN, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica. Os cursos ofertados no âmbito do PARFOR são os seguintes:
·         primeira licenciatura –  para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;
·         segunda licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial;e
·         Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica.
Para saber quais são IES, cursos e número de vagas que estão sendo ofertadas, bem como realizar a pré-inscrição, os professores em exercício na rede pública de educação básica deverão acessar a Plataforma Freire no endereço eletrônico, clicando AQUI. Para quem nunca tiver acessado a Plataforma, clicar em “Primeiro Acesso á Plataforma Freire”. Para aqueles que já tiverem currículo cadastro, clicar em “Já sou cadastrado” para efetuar sua pré-inscrição.
As inscrições deverão ser validadas pela Secretaria de Educação estadual ou municipal à qual o professor em exercício estiver vinculado, no período de 23/05/2011 a 10/06/2011.
Em caso de dúvidas ligar para 0800 616161, opção 7, ou enviar e-mail para parfor@capes.gov.br 

Nenhum comentário: