3 de dez. de 2010

ESPAÇO DO LEITOR

Clique na foto!
 Festejos de Santa Luzia em Timonha

Somos este festejo, somos o que fazemos por este... Passamos o ano programando nossas vidas para este momento, desde o mais simples dos detalhes como a compra dos móveis, a reforma da casa, enfim é esta a principal motivação para o trabalho diário, somos culturalmente este período do ano. Animação, receptividade, busca por direitos, exemplo: “a água tinha que vir de qualquer jeito, afinal a festa estava chegando. Chegou!” Nessa época somos determinados a sermos melhores, a fazermos melhor, a darmos o melhor de nós mesmos na igreja, na vizinhança, para o amigo ou parente que vem de longe, para nós mesmo somos mais gentis, até o visual é melhorado! Tudo isso é maravilhoso, tem sua necessidade, afinal a cada ano se busca o melhor e nisso está o segredo do “nosso progresso...”
Ei, os festejos duram apenas 11 dias e ainda nos restam trezentos e cinqüenta e cinco, será que não deveríamos motivar nossas vidas mais em curto prazo? Eu sou cheia de dúvidas e não poderia deixar essa passar!  É pra mim que pergunto também, afinal, “somos”, “fazemos” (...)
“Somos o que fazemos para mudar o que fomos.”
Que estes onze dias sejam magnificamente inesquecíveis para os timonhenses e amantes de Timonha, que Santa Luzia consiga quebrar os tabus que nos faz permanecer com tantos outros empecilhos para o real progresso.
SEJAM TODOS BEM VINDOS AOS NOSSOS FESTEJOS!
Por Fátima Oliveira

3 comentários:

Professor Mário Fortuna disse...

Fátima, este seu texto é ótimo!

Aqui, também, assim como vocês aí passam o ano se preparando para nos receber. Aqui, os timonheses que vivem em Timon, passam o ano se programando para viajar para os festejos de Timonha.

Professor Mário Fortuna disse...

Compartilho com a sua dúvida, acho que algumas pessoas precisam está motivadas para viver - trabalhar, estudar - durante períodos mais curtos e, não só uma vez por ano.

Fátima disse...

(...) mesmo quando esse motivo é tão grandioso como os nossos festejos. valew Mário! pelos comentários e principalmente por demonstrar que compartilham de nossa motivação (Festa de Santa Luzia)tambem nas suas vidas.