3 de nov. de 2010

MUNICÍPIO DE GRANJA COMPLETA 156 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

No dia 03 de novembro de 1854, com a criação da Lei Provincial de n° 692, Granja passou a ser cidade, desmembrando-se politicamente de Viçosa do Ceará. Com uma  população estimada em 53.645 habitantes (dados de 2006), Granja é dividida em 6 distritos, sendo eles Adrianópolis, Ibuguassu, Parazinho, Pessoa Anta, Sambaíba e Timonha.  
É um "bucadim" de tempo que nosso município passou a ter sua independência sobre seus rumos políticos. Granja é dona de uma história sem igual e detentora de um povo humilde, hospitaleiro, festeiro, trabalhador e, apesar de todas as contradições vividas, alegre; feliz. Além de ser um berço conhecido de autores como o poeta Lívio Barreto. O que nos falta para fazer nascer novos "Lívios Barretos", outros "Mitotônios"? O escritor americano Ralph Waldo Emerson disse: "Cada homem traz consigo, ao nascer, um talento especial", mas esqueceu de lembrar que estes precisam de uma motivação e incentivo para fazê-los brilhar e dá frutos. 
O Poder Público de Granja está realizando, desde segunda-feira (01), uma programação (AQUI) festiva para a comemoração dos 156 anos de Emancipaçao Política. Muito bom! Porém à medida em que contamos o tempo no calendário gregoriano, devemos nos dá o direito de refletir sobre o andar que temos dado nos dias poucos de nossa "passagem"... 
Parabéns Granja!
Imagem: Jorge Luiz Muniz (extraída do Parazinet)

Nenhum comentário: