5 de abr de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE O ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR DO ESTADO

A Assembleia Legislativa por meio da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público em conjunto com o Fórum Permanente Pela Educação, vai realizar nesta terça-feira (06/04), a partir das 14h30, no Complexo de Comissões da Casa, audiência pública para discutir o Projeto de Interiorização do Ensino Superior no Estado do Ceará, capitaneado pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA. A iniciativa é do deputado Professor Teodoro (PSDB), que recebeu a solicitação de debate do presidente do Instituto Dom José, Pedro Henrique Chaves Antero.

De acordo com o autor do requerimento, a UVA, provocada pelo então governador Tasso Jereissati e com o apoio do Conselho Estadual de Educação, em 1997, formatou um grande projeto para formação de professores da rede pública de ensino. A partir daí, conforme explicou Teodoro, verificou-se uma verdadeira transformação nas cidades do interior do Estado com a implementação de cursos de nível superior em parceria com os institutos de apoio do ensino superior.

“O reflexo dessa ação é o sentimento de que o ensino superior deixou de ser um sonho buscado na Capital e portanto uma realização de poucos”, frisou o deputado tucano. Após 12 anos de implantado, Professor Teodoro observa que é importante uma reflexão sobre os impactos “desse grande esforço que reuniu a UVA, as prefeituras e institutos de apoio”.

A audiência pública, na avaliação do parlamentar, tem também por objetivo dar voz às comunidades que acolheram as atividades da UVA e dos institutos de apoio ao ensino superior. 
 
Fonte: AL
Por Tatá

Nenhum comentário: